top of page

Dicas para reduzir os custos operacionais no caixa

Atualizado: 27 de jan. de 2022


Qual é o local mais importante da loja? Para muitos gestores, o local considerado como mais importante é o caixa – também chamado de PDV – afinal, lá é onde são finalizadas as compras e o dinheiro entra. Por mais que toda a estrutura seja essencial e relevante para o desenvolvimento do negócio, o fato é que o funcionamento perfeito dos caixas é indispensável.

Garantir que tudo saia perfeito pode custar caro, mas a boa notícia é que é possível reduzir os custos operacionais no caixa e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade do serviço oferecido ao consumidor e superar suas expectativas.


Pensando nisso, elaboramos para você e seu negócio direcionamentos sobre como reduzir suas despesas no caixa. Vejamos!


1 — Sangrias de caixa


A sangria deveria ser apenas um procedimento de “retirada de dinheiro”, mas na verdade ela custa muito caro e pode ser eliminada da rotina.


A sangria custa tanto para o negócio porque exige uma logística complexa no estabelecimento, como: a contagem de moedas e cédulas manualmente, a separação do dinheiro e o transporte, além do tempo perdido tanto do operador e do fiscal quanto dos clientes que precisam aguardar na fila — geralmente insatisfeitos — enquanto a sangria é realizada.


Uma forma prática de acabar de vez com as sangrias é oferecer uma solução de saque no caixa. Os clientes, ao sacarem pequenas quantias direto no caixa, ajudam a diminuir as sangrias realizadas já que o dinheiro não acumula na gaveta. Como consequência, seus custos com as despesas relacionadas com sangrias são eliminados. Faz todo sentido, não é?


E isso vale ainda como um atrativo para o seu negócio, que independente de caixa eletrônico pode oferecer o saque direto no caixa.


2 — Operador


O seu operador de caixa é humano, está sujeito a erros e condições físicas como cansaço, desatenção, fraudes e outras situações que no final das contas geram prejuízos financeiros.


Pensando em otimizar o tempo do seu operador, diminuir a possibilidade de que alguns erros humanos aconteçam, e obviamente reduzir seus custos operacionais no caixa, siga estes passos:

  • Foque em treinamentos que ajudam a evitar erros durante o dia a dia da operação (treinamentos contra fraudes, de caráter técnico e operacional, como realizar atendimento ao público etc.)

  • Estimule o troco digital, que evita a busca por moedas;

  • Faça escalas adequadas para o descanso que não sobrecarregue seus funcionários;

  • Diminua as sangrias de caixa.


3 — Filas de atendimento


Diminuir as filas de atendimento é um ganha-ganha mágico. Isso porque, ao diminuir as filas você estimula que mais clientes comprem na sua loja, otimiza o tempo dos operadores de caixa e, é claro, garante a satisfação dos seus clientes.

Para fazer isso vai ser necessário:

  • Ter um número suficiente de PDVs em funcionamento;

  • Novamente: diminuir as sangrias de caixa.

  • Facilitar o checkout.

  • Caixas exclusivos para atendimento preferencial, para compras até “x” volumes, etc.


4 — Fechamento de caixa


A contagem manual de dinheiro torna o caixa ainda mais lento e gera prejuízos financeiros para o varejista. Ao automatizar seus PDV’s você agilizará ainda mais a operação. Para isso, tenha um sistema de frente de caixa integrado, como o SGFazMais.


5 — Troco digital


Por fim, e muito importante, o troco digital é responsável por diminuir consideravelmente os custos operacionais no caixa.


Oferecer uma solução de troco digital no caixa significa ganhar em troca:


  • Economia: Elimine custos com transporte de valores e a correria na busca por moedas. Com uma solução de troco digital, você reduz em até 90% a sua quebra de caixa, e não precisa mais realizar promoções em sua loja em troca de moedas.

  • Otimização: Economize os preciosos minutos do seu dia que você gasta preparando kit troco. Dessa forma, toda a sua operação é automatizada: fechamento de caixa, liquidação e conciliação.

  • Fidelização: Em mais de 2/3 das vendas, clientes exigem o troco mesmo sendo de pequeno valor, o que aliás é direito do cliente. São frequentes relatos da insatisfação de consumidores devido à não devolução do troco ou mesmo o tempo na fila esperando pelas moedinhas. Ter a opção de troco digital resolve isso também.

E então, o que achou desses direcionamentos? Você pode colocá-los em prática hoje mesmo! Se precisar da ajuda de um software de gestão completo, entre em contato conosco.


Fonte: Blog Linear

Comments


(81) 3076-0011

COPYRIGHT © 2020 FAZMAIS TECNOLOGIA.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - 

Powered by Raphaella Morganna

bottom of page